top of page
  • Foto do escritorMonalisa Lage

Passaporte brasileiro: dicas simples para você tirar o seu!

Comprei as passagens e agora? Onde e como eu tiro o passaporte? Vá com calma! Tirar o passaporte é o primeiro passo para a sua viagem internacional. Você não quer correr o risco de perder aquela viagem tão sonhada, certo?!


Bom, a primeira vez que eu tirei o passaporte foi em outubro de 2014. Minha primeira viagem ao exterior (Europa) aconteceu em novembro do mesmo ano. Na época, eu não tinha experiência com viagens, tampouco sabia o que de fato era necessário para entrar em outro país. Tive muitas dúvidas e acabei recorrendo a alguns blogs de viagens, que me ajudaram bastante. Cá pra nós, nada pior do que iniciar um procedimento sem um mínimo de entendimento, não é mesmo?! Então, segue aí algumas dicas básicas para facilitar o seu processo, principalmente se for sua primeira vez.

França, 2015


Uma das coisas que você precisa saber, é que não existe renovação ou 2ª via de passaporte. Caso seu passaporte tenha vencido ou sido extraviado (perda/furto/roubo), você deverá fazer um novo e pagar novamente a taxa. Taí a importância de nos casos de extravio, você procurar a Polícia e registrar um BO (Boletim de Ocorrência). Lembre-se: você precisará do BO, caso contrário terá que pagar o dobro da taxa para emissão de novo passaporte. [Socorroooooooooo! Cilada!!!]


Quais documentos são necessários para solicitar o passaporte?


Antigamente, a apresentação dos comprovantes de quitação eleitoral e do serviço militar era obrigatória. Desde 2018, as solicitações de emissão de passaporte foram facilitadas, sendo exigido apenas a apresentação dos documentos de identidade, CPF, o passaporte anterior (quando houver, válido ou não) e claro, a GRU (Guia de Recolhimento da União) paga.


São aceitos como documentos de identidade: RG expedido por órgãos públicos/militares, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação ou mesmo o passaporte anterior. Lembre-se de atentar-se à validade desses documentos. Quanto ao CPF, o documento deve ser apresentado se o número não constar no documento de identidade. Os outros documentos (título de eleitor/comprovante de votação na última eleição e comprovante de quitação com o serviço militar) não precisam ser apresentados, porém precisam estar em dia, já que serão consultados na base de dados do governo.

O documento de identidade deve estar em bom estado e com emissão há menos de 10 anos


Quem emite e como solicitar o passaporte brasileiro? Qual o valor da taxa?


Quem emite o passaporte brasileiro é a Polícia Federal, através da Divisão de Passaporte. Há 4 tipos de passaporte: o comum, o de emergência com validade por apenas um ano, o passaporte para estrangeiros e o Laissez-Passer, que é o passaporte para estrangeiros de países com os quais o Brasil não mantém relações diplomáticas. Neste post, falarei apenas do passaporte comum.


Para solicitar o passaporte, preencha o formulário de solicitação de passaporte no site da Polícia Federal, com bastante atenção, já que erros podem retardar o processo de emissão. Em seguida será gerado um protocolo e junto com ele, será gerada a GRU no valor de R$ 257,25. O protocolo deverá ser impresso e levado ao posto de atendimento da Polícia Federal, junto da guia GRU paga (via internet, agência do Banco do Brasil ou lotéricas).

Formulário de solicitação de passaporte no site da Polícia Federal


Dica: guarde a GRU paga mesmo não sendo obrigatória sua apresentação. Lembre-se que falhas no sistema sempre podem acontecer.


Agendamento


Após o pagamento da GRU, agende sua ida ao posto de atendimento da Polícia Federal no próprio site da mesma. É possível reagendar caso surja algum imprevisto, mas somente uma vez. Leve toda a documentação. Nesse momento, serão recolhidas suas impressões digitais e sua foto será tirada na hora. [Afff! Nunca saio bem nessas fotos tiradas na hora. HAHAHA!!!]


Lembrete: a documentação necessária DEPENDE DE CARACTERÍSTICAS do solicitante do passaporte: idade, sexo, nacionalidade, etc. Confira a documentação antes de se apresentar no posto da Polícia Federal. Acesse http://www.pf.gov.br/servicos-pf/passaporte/duvidas/duvidas-frequentes#portal-column-content e esclareça todas as dúvidas.


Dica: Não se atrase!!! Chegue no posto de atendimento da Polícia Federal com antecedência de 15 minutos. Eles são super “chatos” com horário e dificilmente você conseguirá tirar o passaporte se ultrapassá-lo. Eu não cheguei com a antecedência de 15 minutos e quase perdi o agendamento. Não consegui pegar senha para o atendimento; tentei explicar que o meu Uber atrasou devido ao engarrafamento, mas que eu havia chegado pontualmente às 16:20; não deu muito certo. Minha sorte foi que uma senhora desistiu em cima da hora e devolveu a senha. [Ufaaaa!] Consegui tirar o passaporte, embora o nervosismo tenha atrapalhado significativamente a foto. [HAHAHA!!!]

Posto de atendimento da Polícia Federal em Belo Horizonte (UAI)


Prazo de entrega, retirada e validade do passaporte.


O prazo de entrega do passaporte é de 6 dias úteis após a ida à Polícia Federal. Lembre-se dos atrasos! [Rs]


Apenas o titular do passaporte pode retirá-lo, apresentando um documento de identidade. Passaportes não retirados no prazo de 90 dias são cancelados.

Outra dúvida muito comum diz respeito a validade do passaporte. Conforme o site da Polícia Federal, a validade é de 10 anos para os maiores de 18. Para os menores, a validade é definida de acordo com a idade; leva-se em consideração a significativa mudança fisionômica em crianças e adolescentes.


Países onde brasileiros não precisam de passaporte para viajar


Não se preocupe, se você vai viajar para os países membros do Mercosul. Neles é possível que você embarque apenas com o RG, desde que a foto seja recente e o documento emitido nos últimos 10 anos. São eles: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. Embora não exijam passaporte, esses países podem exigir algumas vacinas importantes. Atente-se e providencie no caso de haver exigências.


Fonte: Dúvidas frequentes sobre Passaporte – Polícia Federal

Informações atualizadas em 11/02/20

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page