top of page
  • Foto do escritorMonalisa Lage

Passagens para o Chile (Santiago e Atacama): dicas e valores!

Atualizado: 17 de fev. de 2020

Férias! Viagem! Descanso merecido! [Uhuuul!]


Destino: Chile!!!


Eu diria que após a escolha do destino, uma das grandes tarefas do viajante é a compra das benditas passagens. Afinal, quem não deseja encontrar uma promoção top e viajar para o seu tão sonhado destino pagando pouco? Bom, para realizar esse desejo é preciso "arregaçar" as mangas e pesquisar até o último momento. Dicas como comprar as passagens com antecedência, evitar alta temporada e até observar o dia da semana do embarque, podem fazer toda diferença nos valores das passagens. Acredite, às terças e quartas feiras são campeãs em preços baixos; retornar em uma segunda feira é garantia de economia. Futuramente farei um post falando mais sobre isso.


Na minha procura incessante por passagens, não me surpreendi com os altíssimos valores para o trecho Confins/Santiago (detalhe: não há voo direto, portanto a conexão é um fato). Descartei a possibilidade logo de início e comecei a pesquisar saídas de São Paulo e/ou Rio de Janeiro. Três meses antes da minha ida ao Chile, recebi uma promoção do site Melhores Destinos (especializado em publicação de passagens aéreas em promoção), às 6 da matina, via WhatsApp. Comprei o trecho São Paulo/Santiago (companhia aérea chilena SKY Airline), através da Submarino Viagens, por R$572 reais, contudo sem bagagem de mão (10 kg) ou bagagem despachada (23 kg). No caso, eu só poderia levar uma bolsa ou mochila pequena. Como eu ainda não conheço uma forma de viajar sem bagagem [hahaha], optei por comprar o serviço posteriormente; na ida paguei pela minha bagagem despachada o valor de 37 dólares (cerca de R$154) e no meu retorno à São Paulo, eu paguei 40 dólares (cerca de R$166).


Após a compra das passagens pela SKY Airline, comecei a procurar por passagens saindo de Confins (BH) com destino à Guarulhos (SP), já que o meu voo para Santiago saíria desse aeroporto. Mais uma vez, choquei com os preços das passagens. Estavam caras para as datas que eu precisava. [Aff!] Desisti de ir à São Paulo de avião e admiti a idéia de ir de ônibus. Lembrei do Buser. O Buser, para quem não conhece, é um aplicativo que oferece o serviço de compra de passagens de ônibus para viagens intermunicipais; ganhou visibildade nos últimos meses devido ao fato da tarifa cobrada pela passagem no app, ser bem menor do que a cobrada pelas viações nos guichês e sites de rodoviárias. Eu havia feito cadastro no serviço há algum tempo; na época, fiquei feliz em saber que ao efetuar minha primeira compra no app, ganharia o meu retorno de qualquer trecho que eu escolhesse. Sendo assim, em minha primeira compra, paguei R$129 reais para ir à SP e o meu retorno à Beagá saiu de graça. Pronto! Partiu férias no Chile!


Dica: se você gosta de viajar pagando pouco é importante criar uma rotina de pesquisa freqüente. Os preços das passagens aéreas mudam frequentemente, portanto, é fundamental ativar os alertas de mudanças de preços no email e baixar aplicativos de viagens no celular. Os meus preferidos são: Melhores Destinos, Passagens Imperdíveis, Kayak, ViajaNet e Skyscanner.


Aeroporto Internacional Comodoro Arturo Merino Benítez.


Desde o início, quando decidi viajar ao Chile, um destino sempre esteve martelando em minha mente: ATACAMAAAAA! 


Na verdade, antes de pensar em Santiago, eu já pensava em conhecer o Deserto do Atacama. Há um tempo eu lia sobre a região e o desejo de conhecer só aumentava. Então, comecei arquitetar minha ida assim que fechei as passagens para Santiago. 


Para conhecer o famoso Deserto do Atacama, eu precisava chegar até San Pedro de Atacama, cidadezinha pequena com estrutura mais limitada e sem aeroporto. O aeroporto mais próximo de San Pedro fica em Calama, cerca de 100 km de distância. Lendo sobre a cidade, descobri que sair de Santiago rumo à Calama, por via terrestre, seria aproximadamente 22 horas de ônibus; afinal, são mais de 1.600 km. [Aff, pesado!!] O trecho Santiago/Calama dura cerca de 2 horas e, apesar de o transporte aéreo ser uma opção mais cara, é sem dúvida a mais rápida e a menos cansativa, o que acaba compensando a diferença.

Fique de olho nos preços das companhias chilenas SKY Airline (a mesma que faz o trecho São Paulo/Santiago) e JetSmart. Acompanhei por semanas os preços das passagens, que mudam constantemente, em questão de minutos/horas. Infelizmente eu perdi uma oportunidade de ouro e no final, acabei comprando as passagens pela JetSmart por R$150 a mais do que havia visto anteriormente. Confesso que fiquei adiando a compra e esperando por um preço melhor. Por fim, paguei no trecho Santiago/Calama, o valor de R$557. Faz parte!


Cheguei em Calama num sábado pela manhã. No aeroporto, contratei um serviço de transfer (Transfer Pampa) que me deixou no endereço da minha hospedagem em San Pedro. Esse mesmo serviço me buscou no retorno à Calama. Deu tudo certo e você vai conferir os detalhes dessa aventura (sim, Atacama é uma aventura daquelas!) em breve.


Dica: pesquisei bastante sobre as 4 maneiras para ir de Calama à San Pedro de Atacama: táxi, ônibus, carro alugado e transfer. Vai por mim, o transfer é o melhor custo-benefício para quem sai e para quem chega ao aeroporto.


Região do Atacama, Chile


Pra finalizar esse post e já respondendo inúmeras perguntas sobre os preços das minhas passagens (buser, avião, transf), segue abaixo meu resumo de gastos, sempre considerando ida e volta. Os únicos valores não descritos, são os valores do app Uber até os aeroportos, mesmo porque esses variam de acordo com sua localização ok?! 


Buser (Belo Horizonte/São Paulo/Belo Horizonte) - R$129

SKY Airline (São Paulo/Santiago/São Paulo) - R$572

SKY Airline (bagagem despachada 23kg) - R$320

JetSmart (Santiago/Calama/Santiago) (bagagem despachada 23kg incluída) - R$557

Transfer Pampa (Calama/San Pedro de Atacama/Calama) - R$115


TOTAL: R$1.693


Bom, então é isso! Eu achei os valores bem razoáveis, levando em consideração os meus destinos e o meu período de viagem, já que saí de Belo Horizonte dia 13/08 (noite) e cheguei em casa dia 24/08 (manhã). Vale lembrar que o mês de agosto é alta temporada em Santiago, portanto os preços das passagens costumam estar nas alturas. Pra você ter uma ideia, eu pagaria mais ou menos R$1400 apenas pelo trecho Confins/Santiago. Sendo assim, acredito que fiz um ótimo negócio! Preciso nem comentar que realizei um sonho né?! ATACAMA!


Mais uma vez, obrigada pela visita! Gostou?! Me escreva! Vou amar ler e responder você. Sugestões são sempre bem vindas também. Beijos 

52 visualizações3 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page