top of page
  • Foto do escritorMonalisa Lage

Chile: tudo o que você precisa saber antes de viajar ao país.

Atualizado: 18 de nov. de 2019

Inicialmente, obrigada pela primeira visita! Obrigada pelo carinho!!! Estou muito feliz em iniciar o blog e compartilhar com você, as minhas vivências de viagens. E nossa!!! Que responsabilidade estrear falando do Chile! Chile, que está praticamente na lista de desejos de todo brasileiro viajante. E não poderia ser diferente! De fato, o país atrai nossa atenção pela diversidade de possibilidades de destinos. 


Bom, assim que eu decidi viajar ao Chile, comecei a pesquisar TUDO sobre o país. Foram horas, dias, meses, pesquisando sobre passagens, documentos, moedas, câmbio, chip de celular, transportes, hospedagens, etc. São muitos detalhes, mas aos poucos eu vou contando tudo. 


Em primeiro lugar, você precisa saber que não é necessário visto para viajar ao Chile e os únicos documentos aceitos pela imigração são o Passaporte (caso tenha e opte por levá-lo) ou a Carteira de Identidade (RG) emitida pelas Secretarias de Segurança Pública. O passaporte precisa estar dentro da validade e o RG, para que seja aceito, deve apresentar fotografia atual; recomenda-se que tenha no máximo 10 anos de emissão. No meu caso, levei os dois. Passaporte carimbado é vida!!! Hahaha O RG levei só por precaução. Deu tudo certo! Passei pela imigração e foi bem tranquilo; o máximo que fiz, foi responder qual era a finalidade da minha viagem e o meu endereço de hospedagem. Detalhe: para nossa alegria, ou melhor, para a minha alegria, o país não exige nenhuma vacina para entrada, nem mesmo a vacina contra febre amarela. Ihuuuul!!! Partiu!!!


Sala de embarque do Aeroporto Internacional de Guarulhos/SP

Cordilheira dos Andes vista de cima


A moeda oficial do Chile é o Peso Chileno (CLP). Em agosto/19, de acordo com minhas pesquisas, em média, R$ 1 real estava equivalendo a 170 pesos chilenos. Logo pensei: estou rycaaaa! Só que não!!! Hahaha Você vai entender ao longo dos relatos dessa trip. Aproveitando que estamos falando de dinheiro, uma dúvida muito comum é sobre o câmbio. Qual moeda levar para trocar e onde trocar? Eu levei Real (R$) porque vi que era mais vantajoso na hora da conversão. Também é interessante levar uma quantia em Dólar (USD) (falarei sobre em outro post). “Cambiei” (troquei) um dinheirinho em Beagá mesmo, para o caso de alguma questão emergencial e para pagar meu transporte aeroporto Santiago/hospedagem e hospedagem/loja de câmbio chilena. Então, logo que cheguei na minha hospedagem, me informei sobre a loja de câmbio mais vantajosa aberta naquele horário (pós horário comercial). Fui ao Costanera Center (shopping) e a cotação foi 165. Troquei um pouco de dinheiro para minha primeira noite e para o próximo dia, já que era feriado no Chile dia 15/08. Posteriormente fiz o câmbio na Rua Augustinas (centro), famosa rua de Santiago que abriga várias lojas de câmbio. Lá a cotação foi 168 (máximo que consegui no Chile). É chato, mas o negócio é pesquisar e comparar para fazer um câmbio vantajoso. Eu não tive tempo.


Dica: cuidado para não confundir as notas, principalmente as de 1.000 (mil) pesos com as de 10.000 (dez mil) pesos. Preste muita atenção na hora que estiver utilizando a moeda chilena. 


Palacio De La Moneda, Santiago


Já que nas minhas primeiras horas em Santiago, eu fui logo cambiar dinheiro no Costanera, aproveitei para resolver a pendência do chip de celular. Outro detalhe: a língua oficial do Chile é o espanhol, mas um portunhol bem falado tem seu lugar! Brasileiros e chilenos se entendem super bem! É só falar devagar, que eles entendem; eles fazem o mesmo e fica tudo numa boa! Hahaha Mas voltando ao chip, a verdade é que no Brasil, eu já tinha pesquisado sobre e encontrado alguns como o Easysim4u, que opera em mais ou menos 165 países (incluindo o Chile), contudo não quis investir e preferi procurar por um chip de uma operadora chilena local quando eu chegasse. São várias as operadoras: Claro, Movistar, Entel, Virgin e por aí vai. Eu fui na loja da Claro (Costanera) e fui atendida super bem. Paguei 1.000 pesos (R$6) pelo chip e mais 3.000 pesos (R$17) por um pacote de dados para 10 dias. Apenas me informei se o chip funcionaria em qualquer lugar do país e ali mesmo comecei a usá-lo, depois que a atendente muito gentilmente fez meu cadastro. Simples e rápido! Eu fiquei pensando que na verdade é interessante investir no Easysim4u, principalmente se você pensa em fazer outras viagens ao exterior. Eu vou comprar para a minha próxima viagem. Pesquisei na internet e encontrei esse chip a partir de 37 dólares (R$152); entrega em casa. Você sai do país com o chip já em funcionamento. Então é bem mais prático! 


Anteriormente, eu contei que troquei um dinheirinho para pagar meu transporte até a hospedagem e o transporte da hospedagem até a loja de câmbio. Taí uma das grandes dúvidas de quem chega em um país desconhecido: qual a melhor opção de deslocamento para minha hospedagem? Táxi, Uber, transporte coletivo? Existe alguma empresa específica de transfer? Pois é, admiti todas essas possibilidades, mas acabei optando pelo transfer da TRANSVIP em minha chegada. Logo que você sai do desembarque, você avista o balcão da empresa. Eu paguei 7.900 pesos (R$46); o preço é fixo e eles te deixam no endereço. O retorno ao aeroporto também pode ser acordado com a empresa, porém eu não fiz isso. O serviço é de qualidade, mas de antemão já aviso uma coisa: ao contratar, não espere ir direto para o endereço da sua hospedagem. Se der azar como eu, poderá ser o (a) último (a) deixado (a) no endereço. Isso porque eles deixam passageiro por passageiro de forma geográfica. Fazer o que né?! Outras opções como ônibus, não recomendo por conta do deslocamento com bagagem. Uber é interessante, mas você não deve esquecer que provavelmente estará sem internet e vai por mim: comprar chip em aeroporto é furada! Bem mais caro, como tudo em aeroportos. Quanto aos taxistas, esses tem má fama na cidade e você ficará com pé atrás logo de início. Mais tarde verá que não é bem assim e que dependendo da situação, o táxi (contarei em outro post) poderá ser uma boa opção. 


Centro de Santiago, Chile


Por fim, a última coisa que eu acredito que você precisa saber antes de viajar, é sobre o seguro viagem, no entanto, eu não contratei. Não, não é obrigatório para entrada no Chile e olha, na verdade eu fiquei postergando, acabei não contratando nenhum. Sabe aquele ditado que diz mais ou menos assim: faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço? Então, recomendo fortemente contratar um seguro para evitar ao máximo aquelas situações chatinhas (despesas médicas, extravio de bagagens, cancelamento de voo, etc), porque sim, elas acontecem! Mais pra frente vocês entenderão que eu sou a rainha delas! Hahaha Mas aqui, contratar seguro viagem não tem segredo. Peça indicações à outros viajantes. Pesquise! Eu vou pesquisar para minha próxima viagem ao exterior (sim, eu já estou com alguns destinos em mente!) e em outro momento conto para você. 


Bom, acho que falei das coisas principais  que você precisa saber antes da sua viagem ao Chile. Outras questões como passagens, hospedagens, passeios, etc, virão nos próximos posts. Tenho muitas coisas legais para compartilhar aqui no blog, então me aguarde!!! 


Mais uma vez, obrigada! Espero que tenha gostado. Lembre-se que seu feedback é de extrema importância para mim. Volte sempre!!!


Beijão

155 visualizações6 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page