top of page
  • Foto do escritorMonalisa Lage

Chile: Vamos falar sobre hospedagem?!

Atualizado: 18 de nov. de 2019


Sempre que me perguntam como escolho a hospedagem, eu costumo dizer que depende muito da minha vibe e do meu objetivo de viagem. Desde que comecei a viajar em 2014, já fiz uso de diversos tipos, como hotel, albergue (hostel) e AirBnb; cada um com suas particularidades, cada um com seus prós e contras. Só que uma coisa é fato: minhas escolhas sempre são determinadas pelo objetivo da minha viagem, pelo número de dias que vou ficar na cidade, localização e preço. Com o Chile não foi diferente.


Objetivo da viagem


A primeira coisa que eu preciso dizer, é que eu não viajei sozinha dessa vez. Eu fui com uma amiga para uma viagem de férias. Por que estou pontuando esse detalhe? Porque esse detalhe vai influenciar totalmente a minha escolha de hospedagem. 


Desde que Suellem e eu decidimos fazer essa viagem juntas, conversamos bastante sobre os nosso objetivos e muitos deles se encontraram. Particularmente, o meu objetivo era esquiar (Valle Nevado) e conhecer o Atacama. Santiago nunca foi minha prioridade, até porque imagino desfrutar da cidade em outros momentos. Mesmo priorizando o Atacama, fiquei 3 dias e 5 noites em Santiago (obviamente, eu ficaria muito mais). Nos próximos posts vou contar com detalhes o que fiz durante esses dias e noites. Ah, e que noites minha gente!!! [hahaha] 


Voltando à hospedagem, o que posso dizer é que o hostel sempre esteve à frente das minhas opções. Tanto Suellem (minha amiga) quanto eu, queríamos socializar, conhecer pessoas diferentes e até mesmo praticar o inglês. O hostel me pareceu ser a opção perfeita! E foi!!! Foram 3 hostels durante à viagem ao Chile e muitas histórias para contar. [hehehe]


Primeira noite em Santiago


Número de dias na cidade


Sempre que estou planejando uma ida ao exterior, procuro me programar para permanecer viajando o maior número de dias possível. Quanto mais tempo eu permaneço em um país, mais apreendo da sua cultura e ao meu ver, isso não tem preço!


Eu dei início a minha viagem dia 13/08 e retornei à minha cidade no dia 24/08. Durante esses dias, estive em Santiago em dois momentos, antes e após minha ida ao Atacama. Inicialmente fiquei hospedada no Rado Boutique Hostel (3 diárias) e quando retornei do Atacama, fiquei hospedada no Hostel Boutique Merced 88 (2 diárias). Em San Pedro de Atacama, eu fiquei hospedada no Hostal Rural (4 diárias).


Dicas: eu sempre procuro por minhas hospedagens nos buscadores Hostelworld e Booking. O Hostelworld é sem dúvida o site número 1 em reservas de albergues. Já o Booking, tem sempre MUITAS opções de hotéis e uma boa seleção de albergues. Ambos são ótimos! 


Localização


Talvez a localização seja o ponto mais importante na minha opinião. Santiago é uma cidade com vários locais turísticos para conhecer, então a região da sua hospedagem acaba sendo um ponto importante a se pensar. Desde o início das minhas pesquisas, procurei hostels nos bairros Bellavista, Lastarria, Providencia ou Las Condes. Li sobre todos os lugares atentamente e optei pelo bairro Bellavista. 


Backstage Emotions, Pátio Bellavista


Dica: Bellavista é considerado um bairro boêmio (minha cara!), com muitos bares e restaurantes ―destaque para o famoso Pátio Bellavista. Lastarria é um bairro histórico e turístico, com ótimas opções gastronômicas e lazer noturno. Providencia é um dos bairros mais procurados pelos turistas. É bem localizado; tem várias estações de metrô perto, casas de câmbio e diversos tipos de restaurantes. Las Condes é a área nobre da cidade. O bairro é charmoso, com muitos prédios luxuosos e concentra alguns lugares imperdíveis, como o mirante Sky Costanera ―mais alto da América Latina. 


Ao contrário de Santiago, San Pedro de Atacama é um povoado bem pequenininho. Achei interessante ficar mais próximo possível da Calle Caracoles, afinal é nela que encontra-se praticamente tudo: agências de turismo, restaurantes, bares, armazéns, lojinhas de artesanato, suvenir, etc. Tanto de dia quanto à noite, a rua costuma ficar lotada de turistas. 


Calle Caracoles, San Pedro de Atacama


Preço


Sem dúvida a hospedagem corresponde a uma parte significativa do custo da viagem. Todo mundo quer economizar mas ninguém quer acabar num lugar ruim. Eu não abro mão de uma cama confortável e de um chuveiro quente. Outro ponto que considero na escolha da minha hospedagem é a proximidade da vida noturna da cidade. Se você é como eu, que também adora bares e restaurantes, não ligará de pagar um pouquinho a mais por essa comodidade. Pensa bem, as vezes o barato sai caro, porque o que você economiza na hospedagem, gasta com transporte ida e volta. E outra coisa, nem toda cidade têm transporte público 24 horas ou aplicativo como o Uber. San Pedro por exemplo, é bem pequenininho e você precisa se locomover a pé. 


Outros pontos que eu presto bastante atenção na hora de fechar minha hospedagem são: café da manhã, Wi-Fi grátis, banheiro compartilhado, local para deixar a bagagem e check in flexível. Claro que nem sempre a hospedagem atende todas essas exigências, mas eu considero que esses itens podem gerar muita economia e devem ser observados. 

Resumindo, escolher uma hospedagem apenas pelo preço pode lhe trazer uma grande dor de cabeça. Descobrir que o lugar é imundo, mal frequentado, longe e sem nenhuma comodidade, não é economia, mas sim um tormento!


Hostal Rural, localizado na Calle Calama em San Pedro


Segue então os preços dos Hostels em Santiago e San Pedro de Atacama:


Rado Boutique Hostel (3 diárias) R$224.10

Hostel Boutique Merced 88 (2 diárias)

R$114.83

Hostal Rural (4 diárias)

R$284.61

TOTAL: R$623.54


Dica: Escolher um hostel é uma arte e exige atenção e paciência. Pesquise muito!!! Eu fico de olho na classificação de cada um dos itens (localização, equipe, limpeza, ambiente) do hostel. Abaixo de 80%, acho preocupante. Ler os comentários é super importante, sempre prestando atenção nas datas, claro! Fique atento (a) as coisas ruins; algumas são frescuras, mas outras são alertas importantes. 


Enfim, minha experiência com os hostels no Chile foi bem positiva. Mais pra frente vou contar para você todos esses detalhes, bem como foram os meus dias em Santiago e San Pedro de Atacama. 


Gostou do post de hoje? Fala comigo! Deixe seu comentário e obrigada pela visita!!!


Beijos 


43 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page