top of page
  • Foto do escritorMonalisa Lage

Colônia: A queridinha dos europeus!

Eu não sei quanto a vocês, mas eu sempre desejei pisar em solo alemão e tomar aquela cerveja gelada! [Hahaha] Quem é fã de boa cerveja, sabe bem o que estou falando, não é mesmo?!


A Alemanha sempre esteve na minha listinha básica de “lugares que eu desejo conhecer na vida” e não poderia ser diferente: cultura simplesmente incrível! Minha passagem pela Alemanha, mais especificamente Colônia, foi curta, mas inesquecível! 

Famoso Rio Reno

Pensa em uma cidade contemporânea, com uma charmosa mistura de estilos na arquitetura?! Assim é a cidade de Colônia (em alemão: Köln), que rende um roteiro pra lá de interessante! Köln está relativamente próxima à Berlim e Frankfurt e abriga mais de um milhão de habitantes; é cercada pelo famoso rio Reno e se tornou um destino quase obrigatório para quem está fazendo um tour pela região. Afinal, a cidade que foi fundada pelos romanos, possui mais de dois mil anos de história. Além de ser super acessível, por encontrar-se próxima à fronteira Alemanha X Bélgica X Holanda, Köln é dona do atrativo turístico mais visitado na Alemanha: a emblemática catedral gótica - Kölner Dom, em alemão - com séculos de história.

Kölner Dom

Alguns pontos turísticos de Colônia (Köln) que você precisa conhecer.


O mais interessante nesta cidade é que os principais pontos turísticos podem ser conhecidos a pé. Eu adoro isso, porque super facilita nossas vidas. Vou destacar alguns pontos que eu conheci durante minha trip:

  • PONTE HOHENZOLLERNBRÜCKE - Sem dúvidas, é o cartão postal de Colônia. Construída entre 1907 e 1911, a ponte que cruza o famoso Rio Reno, possui 409 m de extensão. Também conhecida como “Ponte dos Cadeados”, é símbolo do romantismo na cidade; milhares de turistas visitam a ponte todos os dias e declaram seu amor.


  •  KÖLNER DOM (CATEDRAL DE COLÔNIA) - O templo em estilo gótico, foi declarado pela UNESCO em 1996 como Patrimônio Cultural da Humanidade. É a terceira igreja mais alta (150 metros de altura) do mundo e guarda, segundo a tradição católica, o relicário de ouro com os restos mortais dos Três Reis Magos.


  •  IGREJA DE ST. MARTIN - A igreja fica no coração do Centro Histórico da cidade, às margens do Rio Reno. Possui um presbitério triangular e uma enorme torre que se destaca sobre a Fischmarkt, além de possuir um dos exteriores mais bonitos da cidade. Relatos de que foram descobertas ruínas romanas embaixo da cripta.


  • FISCHMARKT - É uma das regiões mais bonitas da Colônia, com suas casinhas coloridas. É repleto de restaurantes e bares, ou seja, lugar perfeito para apreciar a famosa cerveja de Colônia: Kölsch. Proust!!!


  •  ALTER MARKT - Antigo mercado medieval localizado no coração da cidade antiga. É também o local onde acontece o famoso mercado de Natal. Vale dizer que Colônia é a segunda cidade mais popular da Alemanha na época natalina. 


  • KÖLNER SEIBHAN - Estação de teleférico que funciona diariamente desde 1957; único da Alemanha que cruza um rio. O passeio proporciona uma vista incrível dos principais pontos turísticos da cidade e do Rio Reno.


  • ÁGUA DE COLÔNIA 4711 - Outro famoso ponto turístico, a fábrica de águas milagrosas começou sua produção em 1792. Hoje, 4711 é uma loja da renomada marca alemã, famosa pelas águas de colônia com fragrâncias femininas e masculinas. Eau de Cologne Original 4711 é ícone de águas de colônia no mundo.


  • Alguns outros pontos turísticos famosos que valem a visita são: LINDT (Museu do Chocolate), Museu LUDWING e Museu ROMANO GERMÂNICO.

Ponte Hohenzollernbrücke e seus famosos cadeados de amor


Fischmarkt e suas casinhas coloridas


Como chegar e onde se hospedar em Colônia?


Para chegar em Colônia, eu utilizei o trem Thalys (rede de trens de alta velocidade com alcance de até 300 km/h.). Eu estava na Holanda (meu país base dessa Eurotrip) na época e me pareceu a melhor opção de deslocamento. Essa rede de trens liga 4 países: França (Paris), Bélgica (Bruxelas) Holanda (Amsterdã) e Alemanha (Colônia). A principal estação de trem de Colônia é a Köln Hauptbahnhof (Köln Hbf). Ela fica no centro e é grudada á principal atração da cidade: a Catedral de Colônia.


Eu me hospedei no Wyndham Köln, hotel super bem localizado no centro, o que facilitou meu deslocamento, já que a melhor forma de conhecer a cidade é a pé. As melhores regiões para se hospedar em Colônia são: centro histórico, próximo á Catedral e a estação de trem central Köln Hbf ou as margens do Rio Reno, onde estão localizados diversos bares e restaurantes. 

Centro Histórico de Colônia


Rascunho do roteiro em Colônia - 2 dias/2 noites


1o dia em Colônia - chegada e hospedagem no Hotel Wyndham Köln pela manhã. Saída para conhecer alguns pontos turísticos: Ponte Hohenzollerbrücke, Catedral de Colônia (Kölner Dom), Água de Colônia 4711 (loja), Igreja St. Martin e Fischmarkt à noite.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

2o dia em Colônia - passeio de teleférico (Kölner Seibhan), caminhada pelas margens do Rio Reno, ida aos museus Lindt (Museu do Chocolate) Ludwing, Romano Germânico, Museu do Perfume (Eau de Cologne) e Alter Markt à noite.


3o dia em Colônia - retorno após almoço.


E aí?! Gostou das dicas? Curtiu esse roteiro incrível na Alemanha? Colônia tem sido uma cidade turística muito procurada pelos europeus e cada vez mais tem recebido turistas brasileiros. Eu acredito que vale a pena encaixá-la em sua Eurotrip.


Boa viagem!


32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page