top of page
  • Foto do escritorMonalisa Lage

Sim, ATACAME-SE!

Atualizado: 17 de fev. de 2020

Lembro exatamente o que senti quando desci no aeroporto de Calama. [Uauuu!] Sabe aquela sensação maravilhosa de sonho se realizando? Pois então, foi essa! Desde o início eu comentei que o foco dessa viagem ao Chile era o Atacama e ali estava eu!

Após duas horas de voo (Santiago-Calama), eu tinha mais uma hora de transfer de Calama à San Pedro de Atacama. Sim, uma hora era o que me separava do meu tão sonhado destino. No caminho à San Pedro, apreciando algumas belíssimas paisagens da região, mentalmente eu agradeci a Deus por mais uma grande oportunidade, mais uma viagem que prometia ser fantástica!

Muitos viajantes ficam com dúvidas sobre quantos dias são necessários para fazer esse rolê. Dizem que o tempo ideal para uma viagem ao Atacama são 7 dias. Depois da viagem e levando em consideração as inúmeras possibilidades de tours, eu cheguei a conclusão que menos de 4 dias não vale a pena. O lugar é incrível e alguns passeios são praticamente obrigatórios, afinal não sabemos quando teremos oportunidade de voltar, não é mesmo?! Eu particularmente, separei 5 dias da minha viagem e costumo dizer que ficaria mais 5 se eu pudesse.

Outra dúvida comum de quem vai viajar ao Atacama, diz respeito à escolha da agência de turismo e consequentemente o roteiro. Fiz diversas pesquisas antes da viagem e uma coisa é fato: praticamente todas as empresas fazem o mesmo roteiro com poucas variações nos valores. É importante pesquisar e ler bastante antes de contratar alguma. Não necessariamente você precisa fechar com uma agência antes de chegar à San Pedro, contudo é interessante ter alguns nomes em mente, até mesmo para economizar tempo. Sem falar que pessoalmente você pode conseguir um bom desconto. Eu escolhi a agência Chile Conectado 123 Andes e não me arrependi.


Dica: procure escolher uma agência que ofereça um bom atendimento (já que o guia vai estar com você boa parte do tempo) e que também disponha de carros bons, pois a segurança deve vir sempre em primeiro lugar. O ideal é escolher uma agência que transmita confiança.

Como eu disse antes, eu fiquei na cidade de San Pedro durante 5 dias. Vivi com intensidade todos os momentos e a partir de agora vou dividir com vocês um pouco das minhas experiências e impressões do rolê. Pra esse post não ficar tão longo, primeiramente eu vou contar como foram esses dias no Atacama e no post posterior eu vou procurar descrever os passeios/preços, falar um pouco sobre alimentação/preços e claro, vou pontuar os cuidados necessários para quem está fazendo ou pensando em fazer essa trip. Vamos lá!


Igreja de San Pedro de Atacama


Segue meu roteiro no Atacama:

Dia 1 - Sábado: conhecendo o Hostal Rural e o vilarejo de San Pedro de Atacama

Cheguei em San Pedro antes do meio dia, com um desejo louco de conhecer o vilarejo e apreciar a beleza do deserto atacamenho. Pra quem não sabe, o Atacama é o deserto mais árido do mundo e está localizado em altitudes acima dos 2.400 metros, chegando até quase os 5 mil em determinados passeios.

San Pedro, que localiza-se a 100 km do aeroporto de Calama, é a cidade base para conhecer a região desértica. Pensa num povoadinho com cerca de 6 mil habitantes?! Um lugar de gente simples e forte cultura andina?! Simplesmente adorável!!! É na calle Caracoles ou nas suas proximidades, que localiza-se grande parte do comércio local; agências de turismo, restaurantes, lojas, mercados, casas de câmbio, etc. O ideal é ter sempre a Caracoles como ponto de referência.

Eu cheguei em um sábado de sol, muito sol! Até a chegada no hostel, meus olhos fixavam nas ruas de barro lotadas de turistas de diversos lugares do mundo. Como eu disse no post anterior, fiquei hospedada no Hostal Rural. Ele é super central, localizando-se a alguns passos da Caracoles. Assim que cheguei no hostel, fui muito bem recepcionada pelo Esteban (um dos recepcionistas do hostel), que prontamente me apresentou tudo. De cara, me encantei pela sua construção de adobe e decoração mística. As instalações são simples, mas super confortáveis e limpas. E o bar do terraço?! Lugar perfeito onde a galera se reune para trocar idéias, tomar umas brejas chilenas e experimentar a famosa piscola (pisco + coca cola). [Eitaaaaa! Hahahaha]

Após conhecer o hostel, eu aproveitei para caminhar e conhecer a cidade. Havia sido feriado católico dia 15/08 (dia da Asunción de la Virgen) e no sábado, um grupo de fiéis celebravam a data com música e dança na praça. A cidade estava cheia e todos pareciam encantados. Eu estava! A Suellem, minha amiga, estava comigo. Almoçamos em um dos restaurantes (post posterior vou falar sobre alimentação/preços) indicados pelo Esteban. No fim da tarde de sábado, fomos até a agência de turismo Chile Conectado 123 Andes para acertarmos os passeios que seriam realizados a partir de domingo. Eu já havia feito um orçamento via whatsapp antes de viajar.

Dicas: grande parte dos turistas que visitam o Atacama prefere contratar passeios organizados por agências de turismo. Os mais ousados, alugam carros e desbravam o deserto em grupos menores, de 4 ou 5 pessoas. Eu sinceramente não recomendo. Alguns passeios requer a experiência de um bom guia, que pode fazer diferença, principalmente se for sua primeira vez no Atacama.

A primeira noite na cidade de San Pedro foi épica. Eu já disse que um dos pontos positivos em hostel é a grande possibilidade de conhecer pessoas novas e fazer amizades né?! Dessa vez não foi diferente. Eu estava em um quarto misto no hostel e tinha uma galera muito massa dividindo o quarto comigo. Eu acabei me aproximando de um casal de chilenos e um americano. Como em vários hostels, o Hostal Rural tem uma área de convivência bem legal e foi lá que socializamos e conhecemos outros hóspedes do lugar, inclusive outros brasileiros. Entre piscolas e cervejas, jantamos [o jantar foi organizado pelo hostel; 5 mil pesos (R$30)] conversamos e após meia noite buscamos outro lugar onde pudéssemos continuar bebendo e ouvindo músicas. Pra quem não sabe, em San Pedro, festas e baladas não são permitidas após esse horário. Para os interessados em esticar a noite, geralmente rola umas “festas clandestinas” nos finais de semana, que mesmo sendo proibidas, a polícia costuma fazer vista grossa. [hahahaha]


Espaço de convivência do Hostal Rural


Dia 2 - Domingo: Valle del Arcoiris (manhã), Valle de la Luna e Valle de la Muerte (tarde com pôr do sol)

Acordei (depois de uma hora e meia de descanso) cedo no domingo para o meu primeiro tour no deserto: Valle del Arcoiris. Confesso que esse passeio não estava no topo da minha lista. Inclusive, hesitei em comprá-lo. Decidi fazê-lo após longa conversa com a Luciana da Chile Conectado 123 Andes. Obviamente é um passeio rico, contudo se você não dispõe de muito tempo ou deseja economizar um pouco mais na viagem, indico não incluí-lo no roteiro. Como eu tinha tempo e achei o valor viável, eu fui e gostei.

Na parte da tarde, eu fiz um dos tours mais imperdíveis do Atacama: Valle de la Luna. Pensa em um cenário surreal de bonito?! Impossível deixá-lo de fora do roteiro. Geralmente esse tour é realizado à tarde e culmina com um lindo pôr do sol no Valle de la Muerte. Confesso que é de encher os olhos viu?!


Pôr do sol no Valle de la Muerte

Dia 3 - Segunda: Termas de Puritama (manhã), Lagunas Escondidas de Baltinache (tarde), Tour Astronômico (noite)

Termas de Puritama foi o primeiro tour da segunda. Eu tinha lido em outros blogs sobre deixá-lo para o final do roteiro no Atacama. Outros viajantes pontuavam que por ser um tour mais relaxante (águas termais minha gente!) deixá-lo por último poderia ajudar aliviar o cansaço dos rolês anteriores. Sim gente, os tours são intensos e sugam muito da nossa energia. De fato, eu tentei seguir essas dicas, mas só consegui encaixar o passeio na segunda feira, ou seja, no meio do roteiro. Graças a Deus, afinal eu já estava viajando há alguns dias (cheguei em San Pedro no dia 17/08, mas estava em Santiago desde o dia 14/08) e necessitava desse momento relax para recuperar as energias. Só posso dizer: QUE LUGAR INCRÍVEL!


Uma das 8 piscinas naturais com águas entre 25ºC e 30ºC , Termas de Puritama

O tour à Lagunas Escondidas aconteceu de tarde. Antes de fechar o meu pacote, fiquei com dúvidas. Lagunas Escondidas ou Laguna Cejar? Luciana me explicou sobre os dois. Eu também já havia lido e acabei optando pelas Escondidas de Baltinache. Eu costumo dizer que esse foi o rolêzão mais imprevisível do roteiro, com direito a van estragada (quebra do eixo traseiro) no retorno e muito pisco no aguardo do SOS. [hahahaha] Confesso que a van estragar no meio do deserto, deu um ar de aventura depois de uma manhã tranquila nas piscinas termais e de uma tarde fantástica nas lagunas de cor azul turquesa. O jeito foi tomar muito pisco e apreciar o belíssimo pôr do sol do deserto.


SOS: pisco no deserto (retorno das Lagunas Escondidas)


Para fechar a segundona: Tour Astronômico. O que eu posso dizer do Tour Astronônico? Vale a pena? Vale! Sinceramente, eu acho que não existe um céu como o de Atacama; nunca vi algo igual. A impressão que eu tinha quando olhava para o céu, é que eu estava há poucos metros das estrelas e poderia tocá-las. Sei que parece exagerado, mas essa é forma que encontrei para dizer o quanto o céu de lá impressiona. E a noite de segunda foi assim: apreciando e aprendendo um pouco mais sobre o céu e as estrelas e tomando um belo vinho.

Dia 4 - Terça: Salar de Atacama, Mirante Piedras Rojas e Lagunas Altiplânicas (manhã e tarde)

Mais um daqueles dias memoráveis...Esse tour é uma verdadeira paleta de cores, recheado com paisagens de tirar o fôlego. Sério! Lembro de ter comentado: “Nem uma câmera vai conseguir retratar o que estamos vendo aqui hoje.” Simplesmente incrível! Na minha opinião foi um dos dias mais cansativos, pois saímos bem cedo e retornamos ao final da tarde. Tive que processar muita informação ao mesmo tempo, já que visitamos muitos lugares. Valeu cada segundo desse tour. No próximo post, você vai entender o que estou falando.

Dia 5 - Quarta: Geyser del Tatio (manhã)

Com certeza o troféu de melhor passeio do roteiro vai para os Geysers. Não incluí-los no roteiro é um erro grave. Quem me conhece sabe o quanto não gosto de acordar cedo. E madrugar então?! Socorroooooooooo! Mesmo assim, as 4 da manhã de quinta eu estava de pé com uma SUPER expectativa e disposição. Posso afimar que assisti um dos fenômenos mais lindos da natureza. Apenas gratidão, foi o que pensei durante todo o tempo desse tour. Minha despedida do Atacama foi fechada com chave de ouro.


Parceiros do tour no Geysers del Tatio, Atacama

Bom, vou finalizar o post por aqui. Acho que deu pra sentir um pouquinho da vibe desse rolê né?! Massa demais!!! Ainda tenho muitas coisas pra contar. Mais uma vez, obrigada pela visita! Gostou?! Curte, comenta, me escreva! Adoro o carinho de vocês!


Até!!!

Beijos

67 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page